quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Curiosidades sobre as eleições 2016

curiosidade-das-eleicoes

     As eleições municipais em 2016, revelaram muitas curiosidades. Algumas delas bem interessantes, diga-se de passagem. Dentre as curiosidades das eleições 2016 estão: nomes inusitados, diferenças mínimas entre candidatos, empates, quantidade de candidatos a prefeito e vereadores em algumas cidades, maior quantidade de votos, etc.

     As curiosidades das eleições 2016 não são exclusividade apenas deste pleito, visto que vimos estes fatos ocorrerem em cada eleição que participamos a cada dois anos (seja eleições municipais, estaduais e federais).

Diferença mínima

     Entre as situações inusitadas podemos mencionar o que aconteceu nos municípios de Caseiros (RS), Palestina (AL), Pescaria Brava (SC) e Aral Moreira (MS). Nestas cidades, o prefeito eleito teve somente um voto a mais do que o segundo colocado. E como são cidades pequenas do interior do Brasil, com menos de 200 mil eleitores, não haverá segundo turno.

     Em Palestina (AL), a candidata a prefeita Eliane Silva Lisboa, conhecida como Lane Cabudo, foi reeleita pelo PSD e de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ela teve 1.869 votos. O segundo colocado foi Junior Alcântara (PMDB) que foi escolhido por 1.868 eleitores, somando apenas 1 voto a mais.

     Em Pescaria Brava (SC), o candidato Deyvisonn da Silva de Souza (PMDB) teve 2.751 votos. O atual prefeito, Antônio Honorato (PSDB), foi escolhido por 2.750 eleitores.
Na cidade de Caseiros(RS), o prefeito eleito é Leo César Tessaro, que concorreu pelo PMDB e foi escolhido por 1.246 pessoas. Seu único adversário, Marco José Canali (PP), registrou 1.245 votos.

     Onde ocorreu mais uma disputa acirrada foi na cidade de Aral Moreira (MS), município localizado entre o Brasil e o Paraguai. Lá, o candidato Alexandrino Garcia (PR) teve 2.558 votos, um a mais do que sua concorrente Marines Oliveira (DEM). O outro concorrente foi o professor Eugenio Freira (PSC), que obteve apenas 409 votos.
Eleitorado

     O eleitorado brasileiro aumentou quase 10% nos últimos quatro anos e o número subiu de 138.544.348 e passou para 144.088.912 eleitores em todo o Brasil.

Quantidade de candidatos

     Este ano tivemos um número recorde de candidatos das 5.568 cidades do Brasil. Para as vagas de vereadores tivemos o número de 463.375 candidatos com uma média geral de 8 candidatos por vaga e para as prefeituras, segundo o TSE, o número de concorrentes foram 16.565.


vereador-mais-votado-do-brasil
Eduardo Suplicy
Recorde de votos

Eduardo Suplicy, do PT, em São Paulo, foi o candidato a vereador com mais votos do Brasil. Ele obteve a soma de 301.446 votos. Entre os cinco vereadores mais votados nas eleições municipais de 2016, três foram eleitos para a Câmara Municipal de São Paulo e dois para a do Rio de Janeiro

Menor quantidade de votos

O candidato Carlinho da Teresa (PDT), da cidade de Serra da Saudade – MG, que é a menor cidade do Brasil, ocupará a última das nove cadeiras na Câmara de vereadores de sua cidade. Ele recebeu apoio de 60 eleitores. Em Lucrécia, interior do Rio Grande do Norte, a candidata Edilma Soares, foi eleita com 59 votos, também ocupando a última cadeira para a Câmara Municipal. Em Borá - SP, o candidato Tibira - PRB, foi eleito com 32 votos. A cidade é uma das menores do Brasil.

Menor porcentagem de votos

     O candidato a vereador com a menor porcentagem de votos que se elegeu é Ítalo Ciba (PT do B-RJ). De acordo com dados do TSE, ele teve 6.023 votos. O número representa 0,21% dos votos válidos no Rio de Janeiro. É a menor porcentagem de votos do Brasil.

Empatados

     Em Cariús (CE), cidade de pouco menos de 20 mil habitantes, dois candidatos tiveram o mesmo número de votos: 5.811. Nizo (PMDB) e Iran (PSDB) tiveram, cada um, 48,34% dos votos válidos. Com o empate, a eleição foi decidida de modo inusitado: pelo critério "idade". O artigo 110 do Código Eleitoral diz: "em caso de empate, haver-se-á por eleito o candidato mais idoso". Iran, de 46 anos, desbancou Nizo, de 41.


prefeitos-empate-votos


Todos eleitos

     “Se nenhum candidato morrer até o dia da votação, todos seremos eleitos.” Disse o atual presidente da Câmara Municipal de Lucrécia(RN), Hélio Maia (PR). A cidade tem 3.897 habitantes e 3.265 são eleitores. Em Lucrécia, foram todos os 9 candidatos a vereadores eleitos e o prefeito também. Para serem eleitos, eles deveriam ter ao menos 1 voto.

Apuração mais rápida

     A cidade de Ponte Alta do Norte (SC), no Vale do Itajaí, foi o primeiro município do Brasil a concluir a apuração nas eleições 2016, com apenas 12 minutos após o término das votações. O resultado dos votos da cidade foi conhecido às 17h12. O prefeito eleito foi Beto, do PMDB, com 55,44% dos votos válidos.

Menor quantidade de votos

     Em Serra da Saudade - MG, que é a cidade menos populosa do Brasil, a 266 quilômetros de Belo Horizonte, o candidato Alaor Machado (PP) conseguiu o apoio de 490 eleitores, ou 56,52% dos votos, e assumirá a administração municipal em janeiro.

Os nomes mais bizarros

nomes-engracados-das-eleicoes-nomes-estranhos     Dentre as curiosidades das eleições 2016 estão os nomes mais bizarros de candidatos aos cargos públicos eletivos. Existem vários tipos de bocas, comidas, super heróis, cargos políticos, sujeiras, nomes de países, covers e celebridades, animais entre tantos outros.
As sujeiras: Estrume, o Bosta Quente, o Cagado e o Merda. Mas os que querem limpar a sujeira, como o Sabonete, o Shampoo, o Sabão e o Desodorante.

Entre os animais temos o Jumento e o Cavalinho, Perereca, Sapo, Cavalo, Jegue, Bode, Tatu, Galinha, Pernilongo, Mosca, Formiga, Peixe, Mosquito, tem também o Dadinho e o Zé Pequeno. A Xuxa e a Mara Maravilha, o Bebê e o Velhinho. Tem Big Brother e Novela. Tem Papai e Mamãe. Tem Soneca e Soninho.

Comidas:  Feijão, Arroz, Farofa, Bife, Batatinha e Salada (com Tomate, Cebola, Milho Verde, Cenoura e Repolho). E tudo isso acompanhado de Vinagre, Mostarda, Pimenta e um Pacote de Sal, biscoito, bolacha, coxinha e mortandela (com “n”). Famosos: Barack Obama, Jimmy Carter, John Kennedy, Bill Clinton e o Jorge Bush, Sergio Moro, um Vin Diesel Curitibano e um Tony Ramos Popular Tony Boneco, há também um Zé Ramalho Cover, um Silvio Santos Cover, um Tiririca Cover e um Michel Jackson Cover.

vereador-seu-madruga-nomes-engracadosSalvadores da pátria, super heróis e desenhos:  Batman, o Hulk, o Homem Aranha, o Wolverine e a Mulher Maravilha. E os personagens de tv e cinema, do Darth Verde ao Bob Esponja. Além de Kikos, Chaves e Chiquinhas, têm também o Seu Barriga, o Seu Madruga, o Nhonho e o Chapolin.



Postado por: Nilton Silveira

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Receba todas as atualizações através do Facebook. Basta clicar no botão Curtir abaixo!

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets