segunda-feira, 11 de abril de 2016

Lista dos 10 países mais ricos do mundo (Brasil está em 79º)

     Na lista dos 10 países mais ricos do mundo, a classificação é baseada no PIB (PPP) de um país , o que compara as diferenças generalizadas no custo de vida e padrões entre os países.


 A Revista Global Finance Magazine, liberou este mês a Lista dos 10 países mais ricos do mundo baseado no PIB per capita em paridade com o poder de compra e o Catar (Qatar) continua sendo o país do mundo com o mais alto PIB. O Brasil ocupa a modesta 79º posição na lista, duas a menos. 


     Segundo a revista: "Tamanho pequeno, dotação grande de recursos naturais e/ou um sistema bancário altamente desenvolvido parecem ser os ingredientes chave para países que querem atingir altos padrões de vida".

     Os Estados Unidos são a única economia grande e diversa na lista dos 10 países mais ricos do mundo.

     O ranking também mostra que riqueza e qualidade de vida não são sinônimos. Há países altos na lista e que  possuem Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) relativamente baixo (o próprio Catar é denunciado frequentemente pela falta de direitos dos trabalhadores).

     Também resta saber até que ponto os países produtores de petróleo vão conseguir sustentar seus níveis de renda com a queda do preço do produto.


  1. Catar
  2. Luxemburgo
  3. Singapura
  4. Brunei
  5. Kuwait
  6. Noruega
  7. Emirados Árabes Unidos
  8. Hong Kong
  9. EUA
  10. Suíça
    79. Brasil
     Vale lembrar que o PPP usa como base o real custo dos preços e serviços, como se todos os países tivessem uma moeda comum (é considerado o dólar, como moeda base), e não o valor nominal dado pelas taxas de câmbio, que são voláteis e dão um peso desproporcional para quem tem moeda forte.

Postado por: Nilton Silveira

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Receba todas as atualizações através do Facebook. Basta clicar no botão Curtir abaixo!

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets