terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

9 Curiosidades sobre o Trânsito que você deve Saber

Boa Noite a todos prezados amigos e leitores,

     Hoje este assunto me chamou a atenção quando eu precisava dar um retorno a um colaborador com o qual trabalho junto no que diz respeito a pequenos detalhes que podem ou não gerar multas, então verifiquei alguns detalhes que fazem a diferença e outros que se tornaram mitos. Compartilho com vocês!

     Existem as entidades que ditam as normas que posso citar algumas: Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) que é um órgão que executa, faz parte da União e rege os Detrans Estaduais e ainda existe o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que é responsável pelas normas e pela atualização das mesmas e dos dados que compõem o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e que se você desobedecê-las pode levar multas e perder pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), mas nem tudo que você ouve é verdade, pode ser mito. Veja:

Você poderá gostar de:


  1. Dirigir sem camisa e Descalço - É permitido dirigir sem camisa. Muitos motoristas desconhecem as leis de trânsito e por isso entram nesse dilema, mas o Código de Trânsito Brasileiro não reza nada a este respeito, portanto é permitido. Quanto a dirigir descalço, existe um artigo no CTB, o 252, que diz que é proibido dirigir usando calçado que não se firme nos pés, então descalço pode. Caso contrário você pode arcar com 4 pontos na carteira e ainda multa.
  2. Abrir muito a porta - Não pode, mas existem muitos desavisados que escancaram a porta e saem ou abrem muito ao desembarcar. Mas o pior é outro fator: no embarque e desembarque, segundo o artigo 49, só pode ser feito pelo lado da calçada, exceto pelo condutor, por isso tomem cuidado.
  3. Jogar objetos e lixo em via pública - Eu nem deveria ou precisaria falar sobre isso, mas quando o assunto é sustentabilidade vale a pena, pois o artigo 172 do CTB é bem rigoroso sobre o assunto e pode lhe multar pelos mínimos objetos ou lixo jogado pela janela. Cuidados Sujinhos!!
  4. Grávida ao volante - Antes do oitavo mês não tem problema algum, contanto que se tomem os cuidados necessários, como todo motorista. O que pega neste caso é o mito de que só se podia dirigir até o quinto mês, mas é pura balela, só não se pode a partir do nono mês para segurança do bebê e da grávida também.
  5. Joga na banguela - Muita gente não sabe, mas de acordo com o artigo 231 é proibido transitar com o veículo desligado ou desengrenado, em declive. Portanto, andar na “banguela”, além de ser uma infração leve gera ainda uma multa.
  6. Cruzamento, quem tem a preferência? - O artigo 29 diz que quando veículos, transitando por fluxos que se cruzem, ao se aproximarem de local não sinalizado, terá preferência de passagem na ordem abaixo:
     1° - no caso de apenas um fluxo ser proveniente de rodovia, aquele que estiver circulando por ela;
    2° - no caso de rotatória, aquele que estiver circulando por ela;
    3° - nos demais casos, o que vier pela direita do condutor.
  7. Playboy com braço pra fora - É multa, não pode! O artigo 252 é bem taxativo no que diz respeito a isso, mesmo para cumprimentar alguém na rua pode gerar uma infração média. É proibido!
  8. Água nos pedestres - Artigo 171, isto mesmo, mas é do Código de Trânsito Brasileiro!! Em dias de chuva é normal passar uns engraçadinhos e molhar os outros, seja com água ou detritos da rua. Para os desavisados, fiquem cientes que pode gerar infração média! O não acontece, infelizmente!
  9. Acabou a Gasolina! - É multa na certa e está previsto no CTB, artigo 181. Impedir a via pública por falta de gasolina. É infração média e gera multa, portanto, tenham muita atenção antes de sair de casa, passem ao posto e evitem demais transtornos.

Prudência no Trânsito não faz mal a ninguém e ainda Salva Vidas!!

Fonte

Postado por: Nilton Silveira

6 comentários:

Voz do povo disse...

Perfeito, recomendei no google +, fiz uma postagem e mencionei seu blog e partilhei no meu Facebook, Carlos, voz do povo.

JoeFather disse...

Meu amigo, parabéns pela inicativa!

Abraços renovados!

Coordenadas Games disse...

Um ótimo blog...bela visão...parabéns

aquele abração

Sucesso

Roger

Nilton Silveira disse...

Rogério,
Obrigado pelos elogios e pelo carinho da visita. Será sempre um prazer te receber neste espaço!
Abs

Gi Baradelli disse...

Parabéns pela iniciativa!
Tem um selinho no blog pra você:
http://gimakes.blogspot.com
Abraços
Gi

Nilton Silveira disse...

Oi Gi,
muito obrigado pelo carinho da visita e de me oferecer mais um selo!!
Volte sempre!
Abs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Receba todas as atualizações através do Facebook. Basta clicar no botão Curtir abaixo!

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets