segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

2012: Ano Internacional das Cooperativas

2012: Ano do Cooperativismo
De acordo com a Lei 5.764, de 16 de dezembro de 1971, que definiu a Política Nacional de Cooperativismo e instituiu o regi­me jurídico das Cooperativas, “Cooperativa é uma associação de pessoas com interesses comuns, economicamente organizada de forma democrática, isto é, contan­do com a participação livre de todos e respeitando direitos e deveres de cada um de seus cooperados, aos quais presta serviços, sem fins lucrativos.”  
O reconhecimento mundial da contribuição prestada pelo Cooperativismo ao desenvolvimento econômico e social dos países é tão sedimentado que a Organização das Nações Unidas – ONU declarou 2012 como o “Ano Internacional das Cooperativas”.
Em dezembro de 2009 em uma Assembleia da ONU as cooperativas foram definidas como associações autônomas voluntárias de pessoas, visto que o ingresso nas cooperativas é livre a todos, que se unem para satisfazerem necessidades e desejos econômicos, sociais, culturais ou de educação e é administrada por associados ou empresa necessária para tal, mediante estatuto. Em outubro de 2011 foi lançado em New York, o tema Cooperativas constroem um mundo melhor focando justamente o caráter solidário das cooperativas em que práticas individuais ou coletivas são cada vez mais necessárias neste mundo de economia globalizada.
Durante todo o ano de 2012, Ano Internacional do Cooperativismo, a ONU busca evidenciar cada vez mais ações e práticas que visem o bem comum da sociedade em todo o globo. Com a formação de comitês nacionais, serão realizadas inúmeras atividades que aprimorem e direcionem o intuito das cooperativas que é o desenvolvimento socioeconômico.

Curiosidades:
·        O Cooperativismo está presente em todos os continentes.
·        O Cooperativismo reúne mais de 800 milhões de cooperados e mais 100 milhões de postos de trabalhos em todo o mundo.
·        No Brasil existem mais de 6.650 cooperativas com mais de 9 milhões de cooperados.
·        O Dia Internacional do Cooperativismo foi lançado em Brasília em 14 de Dezembro de 2011 aqui no Brasil.
Fonte
Pense o Amanhã


Nilton Silveira Estudante de Administração de Empresas 6º período e Estagiário Banco do Brasil.

6 comentários:

Regina Márcia Oliveira disse...

Meu amigo muito bom vc trazer novamente informações sobre o funcionamento de cooperativas.
Em 1998 eu participava de um laboratório implantação de incubadoras de cooperativas na região metropolitana de BH. Nessa época foi o Boom! Das cooperativas aqui em BH. Mas infelizmente a ideia inicial se perdeu, pois gente de má fé utilizaram a legislação das cooperativas pra criar espaços ilícitos onde teriam encargos menores. Com isso as pessoas começara a ficar desmotivas.
Conto essa história pra vc ver a importância de sua matéria de hoje. É necessário dinamizar o terceiro setor com a reaparição das cooperativas.
mais um vez parabéns!
Regina Márcia
http://jeitinhomineiro.blogspot.com/

ELAINE disse...

Ôi amigo! Parabéns pelo post! Uma 3ªF iluminada p vc! Tô meio desanimada mas não vencida...acho que tentaram sabotar meu e-mail...mas agora consegui acessar de novo!Abraço fraterno e carinhoso!
Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

Blog Teia disse...

Olá Nilton
Postagem super interessante,foi divulgada no Teia.
Adorei seu post nos indicando,foi bem alem do que eu pedi,obrigado mesmo,não sabe como isso me ajuda.
Seu espaço estará sempre garantido no Teia.
Até mais

Nilton Silveira disse...

Obrigado pelas participações amigos!
É um prazer ter vocês por aqui!!
Conte comigo sempre!
Abs

Casa das Palavras disse...

Muito bom esse artigo. Aborda sobre um segmento de grande relevância social. O Terceiro Setor tem exercido o papel importante nas execução de ações complementares ou inerentes ao estado. Parabennizando-os por este post, deixo como sugestão de pauta,uma abordagem sobre OSCIP.
Um grande abraço!
JOSÉ REINALDO

Nilton Silveira disse...

Amigo José Reinaldo,
Com certeza este setor é muito importante para nossa economia e merece destaque.
Obrigado pela presença e pela dica. Vou providenciar sim!
ótimo dia!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Receba todas as atualizações através do Facebook. Basta clicar no botão Curtir abaixo!

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets